Gestão Web

A explosão de conteúdo em todas as suas diversas formas e formatos, incluindo web, papel, móvel e outros ativos digitais, tem empurrado a gestão eficaz de conteúdo corporativo para novos patamares na agenda empresarial. Isso criou desafios de negócios em todos os setores. A Gestão Web da Ecentiva aborda esses desafios de frente.

A Gestão Web é um processo gerencial que envolve principalmente as áreas de marketing, informática e assessoria de comunicação, do rascunho a medição dos resultados, para manter o conteúdo das mídias digitais (site, e-mail, redes sociais, aplicativo de celular) atraente e atualizado em tempo real, para gerar leads qualificados.

A atuação da Ecentiva de forma terceirizada e com profissionais e suporte especializados, permite a sua empresa concentrar-se em seu negócio, sem a necessidade investimentos em pessoal, capacitação, compra ou atualização de hardwaresoftware.

 

Como funciona

 

1. Planejar e definir o escopo

Aqui serão discutidas as ideias e objetivos de sua organização para o futuro do site e como a gestão web poderá ajudá-la a alcançar esses objetivos. Será necessário planejar e estabelecer métricas de performance, analisar os públicos de interesse, estrutura, interatividade, SEO e outros recursos como a periodicidade da newsletter. Também será avaliada a melhor plataforma para atendimento das solicitações de publicação, seja com software gerenciador de conteúdo (CMS) da Ecentiva ou de plataforma aberta.

 

2. Definir prazos

Uma quantidade considerável de trabalho tem que ser feita para transformar o site em um centro dinâmico de informações. É importante que prazos rigorosos sejam estabelecidos para viabilizar o projeto.

 

3. Definir a estrutura

Definir claramente a estrutura geral do site e suas seções irá facilitar a identificação dos responsáveis por cada departamento e sua integração com a Ecentiva. Também é um pré-requisito para a integração com o CMS (software gerenciador de conteúdo).

 

4. Definir a equipe e nomear o gerente de conteúdo/coordenador

O site deve ser responsabilidade de um gerente interno. Este profissional poderá então delegar fornecimento de conteúdo para os outros, mantendo a supervisão e gestão global do site junto com a Ecentiva.

 

5. Produzir e revisar o conteúdo

É necessário revisar, atualizar e produzir novos conteúdos para garantir que o site seja relevante. Esta fase é realizada junto a diretoria, gerência de marketing, assessoria de comunicação e demais setores. Os textos e fotos são produzidos pela assessoria ou internamente e fornecidos em formato digital para publicação.

 

6. Construir modelos (layout)

Nesta etapa serão construídos um ou mais modelos de layout. Após a aprovação, o layout do site será transformado em template html e aplicado no CMS.

 

7. Migrar conteúdo

Uma vez que os modelos foram construídos agora é hora de transferir o conteúdo para o novo sistema. Será feita a importação do conteúdo fornecido em formato digital para a nova plataforma.

 

8. Definir fluxos de trabalho e métricas de desempenho

Estabelecer os fluxos, parâmetros, periodicidade e prazos para o atendimento das solicitações dos departamentos internos ou integração com à assessoria de comunicação, do rascunho até a efetiva publicação do conteúdo.

 

9. Publicar o site

Após concluir as etapas de planejamento, produção de conteúdo e fluxo de trabalho a etapa final é publicar o site.

 

10. Gestão de Conteúdo

A partir desta fase começam a funcionar os processos estabelecidos entre a sua empresa e a Ecentiva para editoração, retoque e atualização de conteúdo digital em suas publicações online, principalmente site, intranet e newsletter. Normalmente o prazo estabelecido em contrato para o atendimento das solicitações é de até 24 horas corridas a partir da solicitação, podendo ser antecipado de acordo com a urgência. Cada contrato tem as suas especificidades e o detalhamento dependerá das necessidades de cada departamento.